Domingo passado fui com uma amiga ao mercado de flores em Columbia Road. É um dos mercados de rua mais tradicional e conhecido da cidade, que atrai multidões de turistas. Volto sempre que posso, não só por causa das plantas e flores a preços razoáveis mas também pelas lojinhas independentes ao longo da rua – e que geralmente só abrem em dia de mercado, já que durante a semana Columbia Road é mais deserta que cidade fantasma de filme de faroeste.
Mas no domingo é tudo só cor, aroma, música, movimento, consumismo e hipsters. A rua fica na zona leste, o epicentro alternativo; então o mercado também funciona como uma espécie de catwalk da American Apparel e dos melhores brechós da cidade. :)
Essa loja (Vintage Heaven), logo no começo do burburinho, vende louças antigas. E nos fundos tem o melhor salão de chá da rua. Peça a Victoria Sponge e uma xícara de english breakfast tea para a moça simpática de cabelos vermelhos, lindamente servidos em bone china vintage.
Essas embalagens da Paul & Joe são lindas.
A lojinha era, na verdade, um salão de beleza vintage; morta com os uniformes retrô das atendentes.
Que faziam, claro, penteados e maquiagem retrô. Olha essa moça virando pin up dos anos 60:
Tio indiano simpático e suas samosas vegetarianas.
Tenho que voltar lá para pegar uma luminária dessas. Deep, deep love.
O mercado funciona aos domingos das oito da manhã até por volta das três da tarde. Se a idéia é comprar flores eu recomendo chegar lá pelas duas, quando os vendedores estão querendo liberar mercadoria e cortam os preços pela metade.