Beijo.

Beijo pra quem gastou 50 pilas em esmaltinho no Mercadão de Madureira hoje, AEAEAEAEAEAE
Beijo pra quem está doida pra testar esmalte novo mas com a unha cheia de glitter e preguiça de tirar.

Vamos começar a narrativa do dia comentando os SETENTA E CINCO minutos (uma hora e quinze) em que fiquei no ponto aguardando um ônibus. Quem manda apostar na redenção de uma companhia de ônibus que só faz se afundar cada vez mais na própria falta de vergonha e de respeito pelo usuários – incluindo forçar outra companhia de ônibus a REMOVER uma rota porque isso estava ameaçando o seu monopólio.

Enfim, papo chato.

Só sei que aguentei a espera motivada unica e exclusivamente pela raiva e pela vontade de dizer poucas e boas para o motorista. Quando o ônibus finalmente chegou, segundos antes de eu desistir e pagar mais caro pegando outro ônibus, é EVIDENTE que estava lotado. Escorreguei por entre o suor alheio para conseguir 15 centímetros quadrados de chão para pisar e comecei a passar mal quase que instantaneamente por causa do calor. E do ar rarefeito porque, convenhamos, era nariz demais ali para pouco oxigênio.

As pessoas queriam impedir o motorista de parar nos pontos seguintes, mas é claro que ele não podia fazer isso. Essa parte eu aceitei e entendi – afinal, se eu estava esperando todo aquele tempo, outras pessoas também estavam e mereciam a opção de entrar na lata de sardinha caso necessitassem. O que eu não entendi e muito menos aceitei: o motorista bancando o INGRASSADO e sendo grosseiro sem necessidade. “Por que todo mundo quer usar essa linha? Porque é mais barata? Paguem mais caro pelo outro ônibus, oras! Tem até ar condicionado! Se optar por pegar esse, não reclama do atraso!!”.

Ouvir isso é melhor apenas do que ser surda. Marginalmente. Ou não; ser surda talvez fosse melhor. A única coisa pior do que ouvir isso naquele momento seria ser surda, cega, muda, ter um poste de eletricidade enrolado com arame farpado e piche enfiado no cu e ter que viajar em um ônibus da União. Ou melhor, só viajar num ônibus da União já é pior do que tudo isso junto. Tive que me manifestar.

– Por que todo mundo quer pegar essa linha mais barata? Porque a diferença no preço não vai sair do SEU bolso?? Porque tem gente aqui que recebe vale transporte que não cobre a passagem do OUTRO ônibus? E porque vai fazer diferença no fim do mês pra quem ganha salário mínimo? E já pensou que se todo mundo resolver pegar o OUTRO ônibus a União vai à falência e você vai pra rua? E aí? Vai pegar ônibus mais caro com o auxílio desemprego?

Não sei de onde saiu essa eloquência. Provavelmente da revolta. Só sei que baixou um silêncio sepulcral no ônibus (nada da salva de palmas que eu estava esperando), o que só serviu pra fazer eco com a resposta do motorista, um murmúrio nos moldes de “a culpa não é minha”. Pelo ATRASO não, mas por fazer piada sapateando em cima do sofrimento de gente pobre a culpa é toda sua, fio.

Desci no ponto já puta, desidratada, com a boca seca e trocando as pernas. Foi difícil achar a agência dos correios – na verdade foi difícil chegar até lá, tentando me equilibrar e me desviar das pessoas passeando à minha frente. Teoria: pessoas que habitam lugares pobres andam muito devagar. O que não é inteiramente compreensível, já que esses lugares costumam ser pouco pitorescos para um passeio. Quando por fim cheguei nos correios (onde, para o meu desespero, lembrei de que precisava subir escadas) tinha uma fila e eu quase desfaleci. Lugar pra sentar? Ar condicionado? Ventilador? Tudo supérfluo. Chegou a minha vez, postei as encomendas (FOTOGRAFEI tudo para guardar como prova do crime caso não cheguem ao destino), e tive coragem de entrar em OUTRO ônibus (que também demorou a chegar e a sair – mas será o Benedito?) para me enfiar no Mercadão de Madureira atrás de ESMALTE.

Eu merecia um longo banho de banheira hoje.
Mas não tem banheira.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s