Cock and Bottle.

Resolvi ir tomar um cappuccino no Cock and Bottle, em Saint Helier. O pub é pequeno mas bem localizado, numa das pracinhas mais pitorescas da cidade e vive cheio. Principalmente no verão, quando lota de turistas.

Fui buscar meu café e voltei equilibrando a xícara (enorme) a duras penas, porque faltei no dia em que ensinaram coordenação motora e não tenho talento. Notei que não havia açúcar na mesa e voltei para pedir. A polonesa do balcão fez carinha de bunda ao me entregar o pote cheio de cubos duros de açúcar (MASCAVO, que eu inclusive detesto) e quase deixa cair no chão antes que eu conseguisse pegar. Você pediu desculpas? Nem ela. Liguei pro Respectivo e convidei-o pra almoçar; daí enfim me aparece uma garçonete que, aparentemente, se deu conta da minha presença. Mas apenas porque já era meio dia e ela queria saber se eu ia almoçar ou não; porque “aquelas mesas estavam reservadas a quem ia comer”. Mensagem subliminar: “ou gasta mais dinheiro ou RALA PEITO”.

Simpatiquinha, ela. Eu, apreensiva, informei que estava esperando alguém – que chegaria em meia hora. Ela fez cara de desespero e perguntou rispidamente se eu ia beber algo (leia-se: “então comece a gastar dinheiro JÁ”). “Seu sangue”, pensei em responder. Mas acabei pedindo uma taça de Chardonnay, por questões higiênicas.

image

O Cock and Bottle tem um menu de almoço decente (comi um Boeuf Bourguignon com batatinhas Jersey Royals; mas o Chardonnay veio QUENTE). Já o staff é péssimo. Eu não tenho nada contra poloneses – eles trabalham duro, não têm frescura e não estão “tirando emprego” de ninguém. Mas a verdade é que, em termos de simpatia e boa educação, as meninas ficam devendo. Ninguém é obrigado a viver mostrando os dentes, mas elas trabalham sem dar UM sorriso o dia inteiro, e algumas ultrapassam o limite da grosseria ao lidar com a clientela. Os meninos são bem mais legais. E podiam deixar essas moças mal educadas (e que parecem trabalhar com ódio) lá na Polônia.

Saí de lá e fui rodar as charity shops. Achei duas molduras por 2.50 cada. A idéia era jogar as figuras fora e usar só as molduras, mas gostei das ilustrações vintage de plantas. Vão direto pro meu quarto. Também achei um livro de capa dura sobre jardinagem e decoração por 1.50, e mais uns brinquedinhos por 2.00.

À noite fomos para o pub e a idade média da clientela era 208. Eu acho o máximo que os idosos tenham lugares para ir beber e se divertir ao invés de ficarem plantados na frente da TV . Mas eu também gostaria de ter opções de lugares com música bacana (raramente há música nos pubs de village, frequentados pelos mais velhos) e gente da minha faixa etária, onde eu me sentisse mais integrada, sabe. Do contrário, quem vai ter que criar raízes no sofá, calçando pantufas e assistindo a reprises de novela sou eu. Fiquei tão deprimida com esse prospecto que pedi ÁGUA COM GÁS. E a garçonete ainda pôs gelo e limão.

Se eu ficar mais 12 meses direto nessa ilha, juro que vou desenvolver osteoporose.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s