Midsummer Tales

Junho já está na metade.
A temperatura passa dos 20, os dias estão mais longos, as moscas já voltaram (eca), as gatas já começam a soltar pêlos, o rádio já anuncia a “contagem de pólen no ar” diária (prevenindo os alérgicos) e os meus pés já ostentam a típica “marquinha” – nesse caso, marquinha de chinelo. É, pelo visto o verão chegou.

E, com ele, a vontade de abrir as cortinas, sentar no quintal para receber vitamina D em forma de sol da manhã com uma xícara de café e o jornal do dia, ir à praia tomar aqueles sorvetes padrão (um creme branco sabor “açúcar” com um tubo de chocolate espetado em cima), sentar no muro do pub com um copão de cerveja e, claro, lembrar-se vagamente de que há uma coisa chamada “mundo” do outro lado da porta.

Eu tenho que reunir forças para organizar potes que serão reutilizados e jogar todo o resto fora. e, claro, COMPRAR MAIS PLANTAS para encher os canteiros. Depois de anos perturbando respectivo, eu consegui fazer com que se materializassem.

image

Queria fazer floreiras de madeira e plantar petúnias – essas cor-de-rosa na janela. A roseira fica na frente da cottage e eu quero tentar tirar mudas para replantar nos canteiros.

image

e chega de sentar na pedra porque yes, nós temos móveis de jardim! \o/

image
image

comprei flat-pack por uma mixaria numa queima de estoque no final do verão passado e meu pai ajudou a montar e pintar. voilá: uma mesa, um banco e duas cadeiras. ontem inaugurei-as tomando a primeira cerveja outdoors do verao. o jantar tambem foi servido al fresco: very english baked beans + risoles de carne br.

enquanto isso, a adaptaçao felina ao conceito de “dividir a casa com outro gato” tem sido dificil. maluca, bem maior e semi-feral, tenta pagar de blasé e ignorar a presença nervosa e arrepiada da chantilly; mas a verdade é que ela tem ficado muito pouco dentro de casa por conta da nova moradora. as duas pisam em ovos o tempo todo, maluca tenta cheirar a chantilly (não sei se para fazer amizade ou checar se ela está em condições de ser devorada…) e, em retribuição, chantilly range dentes e faz ruídos tão ameaçadores quanto patéticos. tá feia a coisa. mas, por sorte, ainda não rolou nenhum CAT! FIGHT! no quintal. observe as duas se estudando à distância:

image

Também apresento os primeiros morangos colhidos no jardim:

image
image

Nunca gostei de morangos no Brasil. Lindos por fora, mas brancos e azedos por dentro. Só conseguia comê-los dentro de um litro de creme de leite e com um quilo de açúcar por cima. Esses, totalmente orgânicos, parecem marzipan. Transformei numa salada de frutas.

image

Adoro cow parsley. Em teoria são uma praga, multiplicam-se rapidamente e, se nao forem arrancados sem piedade, podem “arruinar” o seu jardim. Mas o meu jardim ja é meio selvagem anyway e eu sempre achei uma lindeza suas pequenas flores brancas e delicadas. Cow parsley é tanto a cara do verão quanto os narcisos são a da primavera.

image

As fotos seguintes foram feitas ontem no caminho entre a minha casa e a caixa de correio. Adoro esses pequenos compridinhos e suas flores em forma de saco. Tendem a crescer em solo bem pobre (pedras, principalmente), mas eu nao sei o nome. E as famosas “margaridas africanas” (osteospermum), ainda semi fechadas.

image

essas lilases cobrem muros inteiros.

image

alyssums crescem rasteiras, e essas cor de laranja, seriam marigolds?

image

as fuschias tropicais. lembro que minha mãe tinha um pé delas no quintal da casa onde cresci. tambem temos um no fundo do jardim, e foi motivo de alegria descobrir um pedacinho da minha infância aqui.

image

as preferidas do verão: ice plants (tamém conhecidas como starburst). margaridas de pétalas finissimas, podem ser brancas, lilás (as da foto) e rosa choque (quase fluorescentes!). só florescem no verão e sob o sol – na sombra, elas nao abrem. as da foto estão ainda fechadas.

image

gosto dessas pequenas margaridas, não maiores que a ponta do meu dedo. fico encantada com o fato de que a mesma planta produz flores brancas E cor de rosa.

image

por fim, as hydrangeas (hortências), que florescem em grumos multicoloridos todos os anos.

image
image
image
image

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s